Os alinhadores Invisalign foram desenvolvidos para tratar os diversos tipos de má oclusão de forma personalizada. Eles diferem dos aparelhos convencionais em diversos aspectos e a utilização depende da avaliação e indicação de um ortodontista.
Confira as principais diferenças entre as duas opções para correção dental:
Consulta
Todo tratamento ortodôntico começa com uma consulta ao ortodontista para diagnóstico do tipo de má oclusão. Entretanto, a avaliação vai além do exame clínico.
O tratamento com os alinhadores Invisalign segue um rigoroso protocolo para identificação do problema a ser corrigido. Os softwares especializados simulam o tratamento do início ao fim, apresentando o tempo de duração.
A avaliação para utilização do aparelho convencional requer radiografias para análise dos dentes e estruturas anatômicas da face, além de molde para a reprodução da anatomia das arcadas e posicionamento dos dentes.
Estrutura
Os alinhadores Invisalign são confeccionados em material transparente e sob medida para cada pessoa, garantindo um ajuste perfeito e com menor risco de abrasão nos dentes e na boca.
A versão tradicional dos aparelhos fixos é composta, basicamente, pelos bráquetes, peças metálicas com uma canaleta por onde o fio é transpassado para fazer a força de movimentação dos dentes e as borrachinhas. Excluindo as cores das borrachinhas, não há a possibilidade de personalização.
Tratamento
No tratamento com o aparelho fixo, a movimentação dental é estimulada pela ativação dos bráquetes.
Já, nos alinhadores transparentes, a movimentação é promovida pela troca dos alinhadores, confeccionados para cada etapa do tratamento.
Manutenção
Mensalmente, o aparelho fixo é ajustado pelo dentista para exercer mais força sobre a arcada dentária.
No tratamento com Invisalign, não existe manutenção. A cada 15 dias, ou de acordo com a indicação do ortodontista, os alinhadores são trocados pela própria pessoa para provocar a movimentação dos dentes. A consulta mensal pode ser agendada para acompanhar o andamento do tratamento.
Higiene
Os bráquetes são colados individualmente nos dentes e o aparelho convencional não pode ser retirado para higienização, exigindo disciplina para não negligenciar a limpeza bucal.
O aparelho transparente deve ser retirado apenas no momento das refeições e para a higiene bucal. A possibilidade de remoção do aparelho auxilia na limpeza dos dentes e do próprio aparelho.
Visual
O conforto estético é uma das maiores vantagens dos alinhadores Invisalign. O uso permite associar discrição, praticidade e estética.
Já, o visual do aparelho de aço remete aos tempos de infância e pode, facilmente, se tornar um obstáculo para adultos que queiram iniciar a correção do sorriso.
Quer corrigir a posição dos seus dentes? Agende uma avaliação pelo Whatsapp (11) 94335-1943 ou pelo Telefone fixo: (11) 2791-9442.
Коментарі